Curiosidade da semana #1 Sabias que existe 'couro de cogumelos'?

12:20



Sim, sim, tecido a imitar o couro! Os cogumelos sempre foram muito utilizados principalmente na área da culinária e da medicina, mas agora pertencem também à área têxtil. Segundo uma startup de San Francisco chamada MycoWorks é possível através dos fungos e da utilização da biofabricação criar um material inspirado no couro animal. 
Fonte: http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-fungi 

É através do micélio e outros subprodutos agrícolas que a MycoWorks produz este material e diz ser particularmente interessante e atraente pois pode ter várias texturas e formas manipuladas.
Também a startup Modern Meadow integrou-se na biotecnologia e, através de células geneticamente modificadas, produz uma espécie de folha de couro em que é possível criar algo mais fino e forte e com menor peso.
Fonte: http://www.gradozero.eu/


Muskin é já o nome dado ao couro desenvolvido a partir de cogumelos pela GradoZero Espace, uma empresa têxtil italiana que afirma ser um produto 100% biodegradável com total ausência de químicos, além disso tem características naturais de respirabilidade e de repelência à água.

É incrível como a biotecnologia se liga ao têxtil, não é?



Fontes:
http://www.stylourbano.com.br/roupas-biologicas-7-maneiras-de-como-a-biologia-esta-mudando-a-moda/
https://www.portugaltextil.com/id-traz-novo-couro-para-o-mercado/

You Might Also Like

0 comentários