Curiosidade da semana #5 Sabias que são produzidas cerca de 20 mil garrafas de plástico por segundo?

17:45

De acordo com o site The Guardian (2017) os humanos produzem cerca de 20 mil garrafas de plástico por segundo, POR SEGUNDO! Não acham o número absolutamente absurdo?
É do conhecimento de todos que o plástico no geral é uma das principais causas de poluição, nomeadamente dos oceanos. Apesar de já se começar a notar algumas preocupações com o ambiente, ainda vivemos numa época de egoísmo, em que cada um só se preocupa consigo próprio e é mais fácil descartar a culpa para alguém do que simplesmente assumi-la e tentar mudar. 
"Eu não vou mudar o mundo sozinho", "Uma garrafa para o chão não faz mal", "Se for só eu a mudar não faz diferente", fico perplexa quando sou obrigada a ouvir este tipo de comentários, pois se todas as pessoas tiverem a leviandade de pensar desta forma, as coisas não vão mudar, ou melhor, vão continuar a mudar para pior! 
Mais perplexa fiquei ontem ao assistir a uma atitude completamente sem noção. Lá estava eu, numa habitual viagem da faculdade para casa, sentada num dos últimos bancos do autocarro que se encontrava super cheio (o costume em Lisboa) quando, numa paragem, a porta abre e um senhor atira a sua garrafa de plástico vazia para o exterior, com tal força que foi parar ao interior de uma vedação, penso que de uma moradia particular. WHAAAAAT? Apeteceu-me gritar lá de trás "O que é que tem na cabeça meu senhor?", "Está louco?", mas fiquei tão em choque e como não gosto de estar aos gritos para toda a gente ouvir (apesar de que nesta situação até era necessária a chamada de atenção) mantive-me calada e uma mera observadora como todos os que ali se encontravam. Sinceramente nem sei se as pessoas que permaneciam junto ao tal indivíduo se deram conta da gravidade daquele acto.
Já é mau suficiente deitar uma garrafa para o chão no meio da rua, pior ainda atira-la para uma propriedade privada! Fico na esperança que o dono dessa propriedade se dê conta da presença da garrafa e a coloque no contentor amarelo ou a reutilize para qualquer tipo de coisa.
É realmente importante evitar comprar produtos de plástico principalmente os descartáveis, já há tanto no mundo e pode ser reciclado e reutilizado, porque não fazê-lo em maior número?
Segundo o site Eco-UNIFESP são necessários cerca de 400 anos para a decomposição de uma garrafa de plástico. E todos os microplásticos que se encontram nos oceanos? Poluem os ecossistemas, são ingeridos pelos peixes, peixes esses que nós comemos.

É apagado muitas vezes da nossa memória que tudo está interligado e o nosso bem mais precioso continua e vai sempre ser a natureza, deste modo há que tratar bem dela.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Obrigado Di :D Ohn, infelizmente não me deu grande tempo para nada ;( Mas ficará para uma próxima. Tenciono voltar porque ficou muita coisa por ver :D

    Jura?! :O Tanta coisa?! Não fazia a mínima ideia!

    NEW BRANDING POST | Getting Ready For The D DAY at… :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. É preciso pensar o meio ambiente o mais rápido possível
    Sigo-te :)

    ResponderEliminar
  3. És linda :') Muito obrigado. Mesmo <3

    NEW COOKING POST | Have you tried COUSCOUS? Here's a super easy recipe! :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar