10 Dicas para aprender melhor!

15:56


Aprender por vezes não é fácil. Mesmo que exista vontade, em muitas ocasiões nos vemos inconscientemente a adotar estratégias ineficazes que só aumentam a nossa frustração e diminuem significativamente a nossa motivação. Uma delas é o simples facto de querer decorar, apesar de já toda a gente saber que decorar não é aprender.
Cada pessoa tem os seus métodos de estudo e o seu tempo de aprendizagem, mas para ajudar um pouco nesse processo (seja na escola, faculdade ou individualmente) decidi organizar dez dicas:






A meu ver, o primeiro passo para uma boa aprendizagem é ouvir. Nunca fui uma aluna de estudar muito, no entanto sempre tive ótimos resultados, acredito que isso se deve ao facto de estar sempre com atenção ao que se dizia nas aulas. Não basta fingir que estamos a ouvir!

 




Eu sei que isto não é uma caraterística de todas as pessoas, mas existirá sempre algo em que somos curiosos. Se procurarmos relacionar os nossos interesses com o que estamos a aprender e colocar curiosidade em cima disso será tudo muito mais interessante. Ouvir e ler com curiosidade aumenta as hipóteses de ficar na nossa memória e será bem mais fácil.






Ler com atenção e curiosidade é importante, mas há inúmeras coisas que nos passam ao lado na primeira leitura. Ler mais do que uma vez permitirá entender melhor a informação e colocá-la no sítio certo da nossa memória.







Tentar desenvolver uma crítica/opinião fará com que pensemos melhor sobre o assunto, mesmo que seja apenas para nós mesmos.






A tua dúvida pode também ser a da outra pessoa, por mais absurda que aches que ela seja. É difícil, eu sei. Sempre tive receio de colocar as minhas dúvidas à frente dos meus colegas de turma, mas ao longo do tempo tenho tomado consciência da estupidez desse facto. Mesmo fora do contexto escolar, somos humanos, não somos obrigados a saber tudo, estamos sempre a aprender. Questionar só mostra essa mesma vontade, além disso permite que não fiquemos com dúvidas sobre determinado assunto.






Pessoalmente, este passo ajuda-me imenso. Escrever pequenas notas ou palavras-chave fará com que a memória visual esteja ativa e as coisas fiquem mais rapidamente na cabeça.





Fazer mapas-mentais ou esquemas é uma ótima maneira para organizar a informação e para quem precisa/quer começar a escrever sobre o que está a aprender.






É importante refletir sobre o que estamos a aprender. Perceber em que é que isso se relaciona connosco? (existe sempre uma relação) Como pode isso melhorar a nossa vida? (Não vale a pena dizer que tal assunto não serve para nada, acredito que tudo se relaciona e em determinada fase da nossa vida precisaremos dele).






Verbalizar o que aprendemos ajuda a observarmos se realmente percebemos o que acabámos de aprender. O melhor é tentar falar do assunto a alguém que não esteja dentro dele, mas mesmo seja um monólogo já é produtivo (risos).






Ou seja, uma espécie de conclusão. Qual o valor desta aprendizagem para mim? Porque foi importante para mim e para a minha vida? O que preciso estudar mais à volta do assunto para o perceber ainda melhor? Onde encontrar essa informação?

Não sou nenhuma expert, mas espero que estas dicas ajudem quem tem mais dificuldades na aprendizagem :) nunca percam a vontade de aprender, como se diz por aí "conhecimento é poder".

You Might Also Like

15 comentários

  1. Que excelentes dicas! São todas tão importantes! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá olá!
    As dicas são muito boas!
    Obrigado <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas, eu tento seguir algumas delas mas é sempre bom analisar o que podemos melhorar.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderEliminar
  4. Amei o post! Obrigada pelas dicas. São ótimas para mim, visto que tenho muita dificuldade em concentrar-me, o que resulta numa maior dificuldade em aprender.

    Beijinho*
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que são dicas muito boas mesmo! Ótimo post <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
  6. Acho que focaste dicas muito importantes! Eu sempre me dei melhor a estudar com apontamentos, e tinha que fazer resumos sistematicamente para entender a matéria. Por muito que estivesse atenta nas aulas, sentia falta desse complemento. Já um amigo meu, bastava-lhe ouvir para captar tudo

    r: Também acho que sim, até porque nos permite explorar ideias novas. Exatamente, só assim é que vamos evoluir. Se estivermos sempre a fazer o mesmo, acabamos por nunca nos desafiar.
    Só faço dia 15 de abril, mas quis começar a preparar com tempo :)

    ResponderEliminar
  7. Awww, tens de me mostrar :o Eu tenho uma feita por mim, com a palavra "Busy" bordada em missangas :3

    Sou uma pessoa que questiona tudo e mais alguma coisa e que pensa muito antes de falar. Acho que só tenho de aprender a dizer mais vezes que não e a ter um pensamento mais crítico. Não que não tenha, porque tenho para mim... Mas em relação aos outros. Confesso que, aí, sou um bocadinho passivo!

    NEW #OS5MAIS POST | 5 RULES OF GOOD EDUCATION THAT SOME PEOPLE FORGET :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo em todas, e no meu filhote pequenino já aplico muito o ponto 2 e o ponto 5.

    Não me canso de dizer que as tuas ilustrações para os posts são fantásticas!!!

    Bjs
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Excelentes dicas e adorei a ilustração.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estas dicas são mesmo importantes, porque a maioria das pessoas tem dificuldades de aprendizagem, por mais que estude... provavelmente, é nestes pequenos pontos que falham. Adorei!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  11. Tudo o que dizes é tão acertado! Eu tentei sempre seguir as dicas mesmo quando tinha aulas!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Excelentes dicas :)
    Beijinhos
    https://islandgirlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar